Caças da FAB interceptam avião com 500 kg de cocaína entre Matão e Dobrada

Compartilhe esta notícia:

Aeronave decolou do Paraguai com destino a região de Araraquara (SP) e fez pouso forçado após perseguição; piloto conseguiu fugir.

Na manhã desta quarta-feira (26), caças da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram a interceptação de um avião carregado com mais de 500 quilos de cloridrato de cocaína, em uma operação conjunta com a Polícia Federal (PF), o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), o Comando de Aviação Militar da PM e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT). A aeronave decolou do Paraguai e tinha como destino a região de Araraquara (SP), mas acabou sendo forçada a fazer um pouso em uma pista de terra, entre Matão e Dobrada (SP), após perseguição das autoridades.

Avião carregado com droga é interceptado pela FAB entre Matão e Dobrada — Foto: Polícia Federal

O piloto da aeronave, no entanto, conseguiu fugir e está sendo procurado pelas equipes da PF. Segundo informações, ele desobedeceu às ordens para pousar, o que levou a um tiro de advertência por parte da FAB antes do pouso forçado. Inicialmente, as autoridades informaram que a carga apreendida pesava 400 kg, mas o peso foi atualizado para mais de 500 kg após a conclusão da operação.

A ação coordenada entre os órgãos de segurança busca agora localizar o piloto e outros possíveis ocupantes da aeronave. Diligências estão sendo realizadas na região onde ocorreu o pouso forçado para garantir a prisão dos envolvidos no transporte ilícito.

A aeronave em questão é um bimotor Beechcraft Baron 58, conhecida por sua capacidade de transportar um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. Projetada, desenvolvida e produzida nos Estados Unidos desde a década de 1970, o avião ainda não teve a identidade do seu proprietário revelada pelas autoridades.

A droga apreendida e a aeronave foram encaminhadas e apresentadas na delegacia da PF em Araraquara para as devidas investigações. O caso coloca em evidência a importância do combate ao tráfico de drogas e a necessidade de uma atuação conjunta das forças de segurança para coibir atividades criminosas de grande impacto na sociedade.

Veja a integra da nota da FAB sobre o ocorrido:

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã desta quarta-feira (26/07), nas proximidades de Gavião Peixoto (SP), uma aeronave de modelo Beechcraft Baron 58, que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriunda do Paraguai transportando mais de 500 quilos de cloridrato de cocaína. Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 foram empregadas na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) e a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Após descumprimento das ordens dos pilotos da FAB, foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de advertência. Nesse momento, a aeronave fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Gavião Peixoto (SP). Depois disso, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). Dois tripulantes que estavam a bordo se evadiram antes da chegada dos policiais.

Compartilhe esta notícia: